Previsto para meados de outubro, iPhone 5 deverá contar com tela de 4″ curva e diminuir seu comprimento
Os rumores sobre o iPhone 5, que deve ser anunciado em meados de outubro, não param. Muito se fala sobre o smartphone, que deverá ser o primeiro produto lançado após a saída de Steve Jobs, mas tudo não passa de especulação, seja sobre a tela, o tamanho, os aplicativos, o preço, a data ou qualquer informação relativa ao aparelho.
Apesar de a Apple ainda não ter divulgado uma data oficial para lançamento do aparelho, a nova previsão aponta para meados de outubro. A ausência de um dia exato mostra que os rumores são vagos, aumentando ainda mais o suspense em torno do novo dispositivo.
Os novos boatos surgem após um comunicado da Sprint, terceira maior operadora de telefonia celular dos Estados Unidos, em que ela confirma o início das vendas do iPhone 5 para a metade de outubro de 2011. Isso contraria a maioria das suposições sobre a chegada da nova versão do aparelho ao mercado já em setembro.
Design
Diversos sites, com a ajuda de equipes de tecnologia, de design, de rumores e de uma suposta imagem de um iPhone 5 vazada na França ajudaram na criação das teorias.
Enquanto muita gente acredita que o iPhone 5 será revolucionário em termos de design, outros esperam apenas uma versão levemente aprimorada do quarto aparelho da Apple.
De qualquer forma, um display maior é uma certeza de muita gente: ele teria 4”, diferente das 3,5” do iPhone 4. Outro rumor aponta para o sumiço do botão “Home”, que fica no centro do aparelho e transporta o usuário para a tela inicial. Nesse caso, ele seria substituído por um ícone na própria tela ou movido para a lateral do smartphone.
Ainda sobre a tela, o site DigiTimes teria descoberto a ideia da Apple em utilizar telas curvas, no estilo das utilizadas nas últimas gerações do iPod nano. Para isso, ela teria importado mais de 200 máquinas para cortar e moldar o vidro do display.
Já o formato, segundo uma empresa chinesa, seria mais arredondado. A parte traseira do aparelho também pode tornar-se curva, segundo outros rumores.
O site iPhone 5 En, aposta no ganho de tamanho físico da tela no gadget. Na prática, isso significa que, frontalmente, o iPhone ganha tela touchscreen e perde borda, que se torna mais fina que nos antepassados.
Outra diferença em relação ao iPhone 4 seria a parte traseira. E a aposta dessa vez é do site de “rumores oficiais” da Apple, o MacRumors. O novo modelo esqueceria o vidro e o substituiria por alumínio, tornando o dispositivo visualmente parecido com uma mistura de iPod Touch e de iPad 2. O iPhone 5 também será disponibilizado nas cores preta e branca. Em ambos os modelos, no entanto, as “costas” do aparelho permaneceriam da cor do alumínio.
O Business Insider ainda classifica novas funcionalidades, como o poder de controlar absolutamente tudo com o toque dos dedos, como “muito prováveis”. Os gestos, que dariam conta, por exemplo, de ter o controle de aplicativos e voltar à home sem clicar em qualquer botão, seriam similares aos existentes no Playbook, o tablet da Blackberry.
De acordo com o site Business Insider, melhorias devem aparecer em questões técnicas. O iPhone 5 deverá suportar conexão 4G e muito dificilmente trará habilitada a função para NFC – Near Field Communication – usada para transmissão de dados por aproximação de dispositivos. Outro ponto trata da memória. Os novos aparelhos, em duas versões, deverão ter 32GB e 64GB. Como consequência, a versão “levezinha” de 16GB do gadget pode ser eliminada do mercado.
Para terminar, o site 9 to 5 Mac reafirma algumas dessas previsões, mas acrescenta, por exemplo, que a tela aumenta, porém a dimensão física do aparelho diminui em comprimento e ganha em largura. Nenhuma dessas hipóteses, obviamente, é confirmada pela companhia do atual CEO Tim Cook.
Fonte: Geek